Como muitos já sabem, o Sistema Integrado de Ônibus e Metrô está em reformas e algumas mudanças acontecem no mês de janeiro para que a Viação San Marino e outras empresas que operam em conjunto na cidade para que todos se adequem a sua nova realidade. A empresa do Grupo Águia Dourada tenta tomar a dianteira e estar antes do prazo final já com tudo pronto para operar em seus itinerários com já boa parte dos veículos a espera da autorização para ganhar as ruas. Para facilitar em explicar as mudanças, as áreas serão relatadas de forma separada, assim não havendo confusões para os passageiros e leitores.
Área 2
A área 2 ganhou algumas carinhas conhecidas da população e outras novidades já anunciadas anteriormente. Para reforçar o time vermelho, a viação adicionou ao plantel um lote contendo ônibus sob motorização dianteira e traseira, sendo eles oriundos de uma negociação com a Metropolitana e repasse dos antigos operantes da área 3, respectivamente. O número de veículos aumentou significativamente, uma vez que agora os vermelhinhos contarão com dois ao invés de um carro reserva, assim garantindo que nada aconteça de errado para atrasos esporádicos.
Área 3
A área 3 pode ser o setor que mais se surpreendeu em sua mudança uma vez que a Viação San Marino deixou de operar duas para ficar somente responsável por uma única linha já por questões de logística. Os veículos antes operantes em ambas foram substituídos pelo complemento da negociação dos ônibus com a EME, assim respeitando os requisitos do órgão regulador, porém sem deixar de oferecer conforto ao passageiro.
Área 4
A área 4 por outro lado ganhou muitas novidades, uns ônibus que antes eram fixos irão para a reserva e outros chegarão para cobrir todas os itinerários que a empresa recebeu - ao todo foram 3, todavia com responsabilidade exclusiva da San Marino em relação a ligação do terminal de Santa Maria Beach ao aeroporto, uma das maiores rotas do SIOM. Para os moradores locais nem tudo foi uma novidade em si, uma vez que alguns veículos são com idade de fabricação menor que 2 anos e já operantes antigamente, com uma pequena exceção dos novos veículos entregues no começo deste ano.
É válido também lembrar que os ônibus que já estão totalmente de acordo com as novas normas seguem em operações nas mais variadas linhas para cobrir o restante das empresas que estão agora pintando seus veículos, uma vez que estavam cobrindo os itinerários da San Marino para que o serviço aqui fosse realizado. Agora a empresa foca no maior lote na cidade que está presente no serviço interbairros, assim tendo que prefixar os longos veículos articulados e biarticulados, todavia sem necessitar que sua frota seja encostada por mais de algumas horas, uma vez que somente o prefixo terá que ser modificado.