A Viação San Marino, ou simplesmente San Marino, é uma das viações de mais tradição dentro do mercado de transporte de passageiros no estado de San Andreas, tendo seu nome batizado em homenagem a um dos menores e mais belos países do mundo. Fundada no dia 14 de dezembro de 2011, a empresa conta com quatro garagens nas cidades de Las Venturas, Los Santos e San Fierro em compartilhamento com as demais instituições do Grupo Águia Dourada, além de mais de 280 veículos das mais diferentes configurações indo de um simples micro ônibus até os icônicos biarticulados de Los Santos, passando por BRTs, piso baixo, entre tantos outros.
|
Primeira identidade visual da Viação San Marino |
Porém, para melhor saber a história de vida desta anciã, é preciso voltar lá no inicio, quando a pequenina Viação San Marino nascia e ganhava seus primeiros cinco exemplares Marcopolo Gran Viale que rodavam pelas ruas da
cidade do bonde e transportava algumas centenas de pessoas diariamente. Naquela época, meados de dezembro a janeiro de 2011, a viação utilizava um padrão mais simplista esteticamente falando, abusando de branco e preto e linhas que assemelhavam a utilizada na cidade de São Paulo, buscando sua identidade própria. Esse começo pode ser caracterizado como a
Fase do Aprendizado da empresa, como muitos estudiosos do ramo a chamam, já que foi o começo desta calejada trajetória até os dias atuais e o inicio de tudo.
|
Logo da ARTT |
Neste período arcaico, a San Marino ainda apostava muito em seu potencial e foi quando a empresa associou-se ao extinto ARTT, Agência Reguladora de Transportes Terrestres, recebendo a série 80xxx e normas para dar seu ponto de partida, assim tendo uma base e parâmetros em sua operação na cidade, o que seria mais tarde o início da história de operação cooperativa muito presente atualmente. Nesta época também a instituição recebeu alguns reforços esporádicos com a compra de veículos seminovos que incluíam articulados, convencionais e padrons, além da expansão para a cobertura quase que total de San Fierro, sua terra natal, encerrando assim a desconhecida primeira fase. Após vários meses em atuação constante, o GAD iniciou uma campanha interna visando a maior aproximação de suas empresas urbanas ativas (na época a Auto Viação Los Santos, Viação San Marino e Expreso Veneza), assim iniciando a chamada
segunda fase de sua história.
|
Plotagem padrão em todo o GAD na época |
Esta é a
Fase da Cooperação, já que essa foi a palavra mestre. Como dito anteriormente, todas as empresas do grupo foram padronizadas de uma forma em que era facilmente remanejado veículos, colocados em operação nas linhas que fossem necessárias independentemente da cidade, já que a identidade visual das viações urbanas eram basicamente idênticas, somente diferenciando pelas cores. Neste período também foi que a responsável por San Fierro ''ganhou'' o conhecido tom de vermelho utilizado até hoje no seu site oficial (porém abandonado nos carros já que são usadas as cores padrão de cada região). A segunda fase é marcada por intensos testes de operações, implantações dos terminais usados atualmente e do corredor assemelhado ao sistema
Bus Rapid System, com a chegada de alguns exemplares que possuíam portas em ambos os lados.
|
Urbanuss Pluss utilizado no então BRS local |
Esses veículos foram adquiridos e/ou reformados especificamente para tal aplicação, tendo algumas diferenciações em relação aos que eram padrão dentro de toda sua frota (3 portas apenas do lado direito), possuindo uma quantidade menor de bancos, rodando em corredores exclusivos em parte de sua linha que era operada e elevadores em ambos os lados. Essas mudanças foram o que se pode chamar de base para o que hoje é conhecido por
Sistema Expresso de Transporte Urbano dentro de San Fierro, com uma idéia muito parecida a usada atualmente e até um pequeno aproveitamento dos itinerários. É fato lembrar que também foi apresentado o serviço aeroportuário interno que levava os passageiros entre o terminal do aeroporto da cidade até as aeronaves que não poderiam parar perto do posto de embarque e também o abandono por parte do Grupo Águia Dourada em trazer modelos de piso baixo para a metrópole por sua geografia acentuada, dificultando o transitar dos veículos mais baixos.
|
Mega 2006 nos testes do BRT de San Fierro no dia 09/04/13 |
Na
terceira fase de sua trajetória denominada
Fase da Integração, a Viação San Marino, em parceria com as prefeituras da região, iniciou um de seus mais audaciosos projetos: a implantação do conhecido BRT na metrópole local e sua região metropolitana. Para que esse grandioso projeto fosse à tona, foi necessário uma mega injeção de dinheiro de ambas as partes com o financiamento das reformas pelo lado do Estado e também do investimento em veículos com plataformas para operarem em tais corredores. Foi nessa época também que houveram várias obras nas cidades de Bayside e Angel Pine com o codinome ''Mobilidade Bayside'' e ''Mobilidade Angel Pine'', respectivamente, em que essas cidadelas ganharam terminais confortáveis para a integração das linhas com o município vizinho, além de uma rodoviária para abrigar com facilidade veículos de diferentes portes, assim podendo abrigar posteriormente ônibus articulados e double deckers de maneira satisfatória em seus respectivos ramos de atuação. Nesta etapa, a empresa mudou novamente sua caracterização, abandonando o padrão do grupo e seguindo sua própria identidade, porém sem deixar de lado o marcante vermelho.
|
Primeiro veículo a operar fora de San Fierro da San Marino |
Iniciando a
quarta e mais importante fase da San Marino chamada de
Fase da Descoberta, a empresa tornou-se o centro das atenções após a fusão dela com a
Auto Viação Los Santos, a tornando naquela época a mais importante instituição do Grupo Águia Dourada por ser a única a atuar no ramo urbano. Com tal junção entre as viações, a SM tornou-se mais forte e competitiva no cenário estadual, principalmente pelo recebimento de inúmeros veículos com pouquíssimos quilômetros rodados e injeção de dinheiro para ampliar a sua sede na sua cidade natal. Nesta etapa também que foi dado o primeiro passo para a expansão e cobertura de outras cidades, sendo a escolhida Las Venturas para tal experimento com o convite do
Sistema Municipal de Las Venturas para a implantação de um corredor BRS, já que a vermelhinha de San Fierro já tinha uma pequena experiência no assunto. Neste momento conturbado por várias e várias novidades para a empresa, a San Marino abandonou de vez uma plotagem própria e começou a usar dos órgãos que prestava serviço - na época o SETU/SF e SMLV/LV - assim demonstrando uma maior seriedade em atender as expectativas das prefeituras e também dos usuários, moldando sua frota de acordo com as exigências e necessidades de cada cliente.
|
Primeiro biarticulado da San Marino |
A
quinta fase desta longa história é também chamada de
Fase da Expansão já que foi nesta época em que foi cravada a bandeira do GAD nas maiores cidades de San Andreas, com fechamento de contratos com os órgãos que regularizam o transporte nessas localidades, além de parcerias com empresas de renome dentro do estado. Foi neste ano em que a San Marino também recebeu alguns dos veículos mais peculiares dentro da sua vasta trajetória com figuras como os biarticulados de Los Santos, os articulados adaptados ao bicicletário em San Fierro e os híbridos de Las Venturas, além dos genuínos de San Andreas como o Isaenco Evolution e o chassi Dymmont Glouber I-270RLE, investindo no setor fabril e dando credibilidade a quem faz a economia local crescer ainda mais. É valido também salientar que muitas inovações foram feitas nesta época como a disponibilização de cartões para o pagamento da tarifa local, a vinda dos veículos com dupla sanfona com duas catracas, o que serviu de salto para o desenvolvimento do setor de tecnologia dentro da empresa.
Atualmente muitos estudiosos da história do transporte local diz que a viação já entrou em sua
sexta fase e até a nominaram de
Fase Verde já que a empresa está em busca de inventos que zerem ou minimizem a emissão de poluentes, já que o foco principal é o transporte de passageiros com qualidade e ecologicamente correto, mostrando ao seu público uma nova forma de abordar a sua postura diante de seus clientes. Mesmo depois de tantos anos, ainda sim a Viação San Marino busca as melhores formas de conseguir todo dia impressionar e satisfazer o público mais exigente, tornando um serviço comum de transporte público em algo agradável e vantajoso. E é assim que esta veterana trabalha, tentando levar sempre seu modesto slogan de
''Conforto, segurança e pontualidade é o nosso compromisso'' a quem realmente acredita e aposta nele, embarcando diariamente em um dos centenas de veículos da empresa e dividindo sua história de vida conosco.