O transporte de massa é a solução para grandes cidades de várias partes do mundo: Curitiba, Bogotá e Rio de Janeiro são exemplos de projetos que auxiliaram muito na locomoção da população local e hoje tornaram-se referencia. O grandioso estado de San Andreas não fugiu a essa regra: Las Venturas e San Fierro implementaram seus corredores, além de Los Santos que, apesar de não ter uma malha de linha BRT ou BRS, possui um sistema próprio com veículos de grande capacidade que auxiliam seus usuários a viajarem pela metrópole. Mas e o que a San Marino tem a ver com tudo isso? Simples, todos os três tiveram a participação ou até opiniões diretas da empresa!
Dois veículos da SM operando no Linhão Bayside |
O primeiro passo. San Fierro foi onde tudo começou, a cidade que deu a experiência necessária para que a SM pudesse auxiliar os outros corredores que iriam vir futuramente. Inicialmente a prefeitura local reformou os terminais de Downtown, Bayside, Angel Pine e do Centro da cidade e cobrou a compra de veículos com portas em nível, as conhecidas BRT. Algum tempo depois e já com a certeza de um sistema concreto, foram construidas as hoje conhecidas estações e adquirido o Mega BRT com suas portas em ambos os lados do veículo e o inédito bicicletário. Atualmente SF conta com cerca de 6 estações e 4 terminais que são ligados por 4 linhas expressas e operadas por 34 veículos adaptados, sendo a maioria articulados.
Os queridos Mega BRS em operações na linha 701 |
Após o relativo sucesso na missão da cidade dos bondes, a empresa foi designada a implementar o corredor BRS na Avenida The Trip, em Las Venturas, sob cuidados do SMLV, órgão que regula o transporte público por lá. Apesar de possuir certa experiência com veículos que operavam em plataforma, a empresa do Grupo Águia Dourada não teve vida fácil, enfrentando a principal dificuldade de lá: Implantar um corredor que utilizasse uma das avenidas mais movimentadas da cidade sem atrapalhar o trânsito. Algo impossível, alguns pensaram, entretanto com exaustivos estudos da região durante muitos meses e uma seção de testes durante semanas, finalmente saiu do papel o tão aguardado BRS! Hoje, o plano conta com 3 estações espalhadas ao longo da Trip e conta com 10 veículos operantes, além de haver planos para uma futura expansão.
O gigantesco super articulado operando na Via Sul |
O último sistema a ser implantado foi na cidade de Los Santos. Um pouco mais simples que o de San Fierro e mais fácil de ser planejado que o de Las Venturas, o Interbairros opera na ligação das 4 áreas do SIOM, cruzando a metrópole de norte a sul e de leste a oeste, sempre com ônibus de grande porte e, na maioria das vezes, em vias preferenciais. Essa malha de linhas ainda é nova, já que o órgão regulador iniciou as suas operações a poucos meses, porém é notável a quantidade de cidadãos que optam pelo transporte público por sua agilidade. Também vale ressaltar que essa cidade foi a primeira que a Viação San Marino utilizou veículos da classe super articulados, sendo uma espécie de orgulho receber tal confiança por parte dos diretores do Sistema Integrado de Ônibus e Metrô.
Viação San Marino
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